As residências universitárias da Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) vão ser geridas nos próximos cinco anos por um grupo multinacional que pretende construir outros espaços em Braga, Coimbra e Aveiro, revelou hoje fonte da empresa.
Residências universitárias da Misericórdia do Porto geridas por grupo multinacional
Em causa estão a The Gallery Residence, situada nas Galerias de Paris, e a The Barons Residence, no Heroísmo.
Em comunicado U-World, empresa que vai gerir as residências, descreve que a The Barons Residence dispõe de 40 camas, em 20 quartos duplos, enquanto a The Gallery Residence disponibiliza 30 camas também em quartos duplos, com casas de banho privativas, e "estima receber alunos da academia do Porto em breve".
Contactada pela agência Lusa, fonte da empresa acrescentou que os estudantes "beneficiarão dos serviços do universo U-World como tutorias, entre outros" e que este grupo se prepara para lançar projetos idênticos em Braga, Aveiro e Coimbra.
Já sobre o contrato de cinco anos com a SCMP, a empresa refere que este é fruto de uma "convergência de propósitos que no essencial procuram ajudar a criar sociedades melhores, mais solidárias e dirigidas às novas gerações".
A SCMP, coincidentemente, também procurava um parceiro para a gestão das residências universitárias. Esta proposta não se restringe a estas residências, mas engloba também iniciativas adicionais de apoio ao empreendedorismo social, entre outras", explica o presidente do grupo U-World, Paulo Ribeiro, citado no comunicado.
Já o provedor da SCMP, António Tavares, referiu que era objetivo desta instituição "encontrar um parceiro que transmitisse segurança, know-how [conhecimento] na área, mas também que partilhasse dos mesmos valores".
"Acreditamos que esta parceria será bem-sucedida e duradoura", afirma António Tavares.
De acordo com os novos gestores destas duas residências do Porto, os estudantes acolhidos terão à disposição acompanhamento personalizado, bem como "um leque alargado de serviços e produtos que visam facilitar e complementar o percurso académico e/ou profissional".
Os residentes estão, ainda, convidados a participar em diferentes ações desde eventos culturais, sociais, desportivos a ações de responsabilidade social.
No comunicado, o U-World garante que tem implementado um protocolo `covid-free`, ajustado às diretrizes recomendadas pela Direção-Geral da Saúde, no que diz respeito às normas de segurança e higienização devido à pandemia da covid-19.