Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Seis em cada 10 gestores preocupados com capacidade de clientes pagarem nos prazos

por Lusa

Seis em cada dez gestores portugueses estão preocupados com a capacidade dos clientes pagarem nos prazos e 57% acredita que o risco de atraso/não pagamento vai continuar a aumentar, segundo um estudo Intrum, divulgado hoje.

De acordo com um estudo da Intrum, realizado a mais de 11 mil empresas, em 29 países, - das quais 333 são portuguesas, disse fonte da Intrum à Lusa -, 64% das empresas nacionais afirmam estar mais preocupadas do que nunca, com a capacidade dos seus clientes pagarem nos prazos, próximo da média europeia, de 62%.

A construção é o setor que lidera a preocupação com a capacidade de os clientes pagarem nos prazos, fixando-se nos 84%.

Segundo a análise divulgada, 57% dos inquiridos acredita que o risco de atraso/não pagamento vai continuar a aumentar, também próximo da média europeia (60%).

A Intrum assinala que nos últimos 12 meses, os incobráveis (13%) e os atrasos de pagamento (30%) prejudicaram o investimento das empresas em iniciativas de crescimento estratégico.

O mesmo estudo revela que a inflação (72%), o aumento das taxas de juro (65%) e a interrupção de cadeias de abastecimento (64%), são os grandes desafios apontados pelos gestores portugueses.

"Para estes inquiridos, estas problemáticas são as que mais desafiam a capacidade de os clientes pagarem dentro dos prazos estabelecidos", refere.

Já três em cada dez das empresas portuguesas consideram que os seus créditos incobráveis aumentaram em relação a 2021, tendo sido as grandes empresas mais atingidas do que as PME, sendo a média europeia de 25%.

O estudo indica ainda que 71% das empresas, ao receberem os pagamentos dos seus clientes mais depressa, também pagariam mais rapidamente aos seus fornecedores, em linha com a Europa, cuja média se situa nos 70%.

Tópicos
pub