Subidas de preços. Transportes de mercadorias recusam ser bodes expiatórios

por Antena 1

Foto: Fanjianhua via Freepik

Depois de a associação que representa as grandes superfícies ter justificado o aumento dos valores de venda ao consumidor com a subida dos custos com o transporte dos produtos, a Associação Nacional de Transporte de Mercadorias vem desmentir esta acusação.

Pedro Polónio, da ANTRAM, diz que os hipermercados estão a inventar desculpas para tentar explicar o aumento considerável dos preços dos alimentos.

O representante da ANTRAM diz que as empresas de transporte não vão ser o bode expiatório do aumento dos preços dos produtos alimentares e acusa as empresas de distribuição de apresentarem argumentos falsos, para justificar a subida dos preços, garantindo que os custos com o transporte dos produtos aumentou, mas de forma pouco significativa.

Também esta sexta-feira, a Confederação Nacional da Agricultura emitiu um comunicado a defender uma solução urgente para a subida dos preços dos alimentos nos hipermercados.

A CNA assinala que, perante os casos detectados pela ASAE de taxas de lucro na ordem dos 50 por cento nas grandes superfícies, não é de estranhar que a inflação nos alimentos se mantenha acima dos 20 por cento, quando a inflação geral ronda os oito por cento.

A Confederação Nacional da Agricultura garante que não são os agricultores que estão a tirar proveitos do aumento dos preços, muito pelo contrário.
pub