Transporte de passageiros mantém abrandamento no 3.º trimestre exceto no fluvial

por Lusa

O número de passageiros nos transportes aéreo, ferroviário e por metropolitano registou aumentos homólogos no terceiro trimestre menores do que no anterior, exceto no fluvial, onde se verificou uma aceleração no crescimento, segundo dados do INE, hoje divulgados.

Segundo os dados da atividade dos transportes, publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), entre julho e setembro, os aeroportos nacionais movimentaram 21,6 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 3,1% face ao mesmo período do ano passado, que compara com uma subida homóloga de 4,8% verificada no trimestre anterior.

Já por comboio, viajaram naquele período 54,7 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 2,8%, face a um crescimento de 12,3% registado no segundo trimestre.

Por metropolitano viajaram 68,2 milhões de passageiros, refletindo um crescimento de 7,1%, que compara com o aumento de 12,7% entre abril e junho.

A única exceção ao abrandamento verificou-se no transporte de passageiros por via fluvial, que aumentou 5,4% relativamente ao trimestre homólogo (+5,1% no segundo trimestre), totalizando 7,8 milhões de passageiros.

Quanto ao transporte de mercadorias, registaram-se diminuições por via rodoviária (-9,2%; -7,4% no segundo trimestre) e aumentos por via ferroviária (+12,8%; -4,1% no segundo trimestre), por via aérea (+18,2%; +12,8% no segundo trimestre) e por via marítima (+2,1%; +4,7% no segundo trimestre).

PUB