Três dias após ter sido empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump regressa aos grandes eventos internacionais na qualidade de governante e intervém esta quinta-feira no Fórum Económico Mundial de Davos por videoconferência.
Abrindo a frente de uma nova guerra comercial, Trump já confirmou a intenção de impor tarifas aduaneiras de 25% sobre os produtos provenientes do Canadá e México, a partir de 1 de fevereiro.
China, Rússia e a zona da União Europeia - que exporta mais bens para os Estados Unidos do que importa - também estão na mira do novo presidente.
Antes do arranque do evento, o novo líder do Fórum Económico Mundial, o norueguês Borge Brende, recordou que Trump participou por duas vezes, presencialmente, no fórum durante o seu primeiro mandato (2017-2021).
Na mesma ocasião, Borge Brende afirmou-se convicto de que a intervenção do novo presidente norte-americano “será um momento muito especial, também para se saber mais sobre as prioridades políticas da nova administração”.
"Colaboração para a Era Inteligente" é o tema central da edição de 2025 do Fórum de Davos.