Ucrânia. Navio com três mil toneladas de cereais partiu do porto de Chornomorsk
Um navio de carga que entrou no porto ucraniano do Mar Negro de Chornomorsk, na passada semana, partiu esta terça-feira com três mil toneladas de cereais a bordo, revelou o vice-primeiro-ministro Aleksandr Kubrakov.
Esta partida de um navio carregado de cereais é um teste à capacidade de Kiev para desbloquear os portos marítimos para a exportação de cereais.
Segundo o governante, “este é o primeiro de dois navios que entraram em Chornomorsk, na passada semana, através de um corredor temporário estabelecido para embarcações civis criado pela Marinha ucraniana”.
Kubrakov acrescentou que o segundo navio, Aroyat, ainda está atracado em Chornomorsk e a ser carregado com trigo para o Egito.
Em agosto, a Ucrânia tinha anunciado a criação de um “corredor humanitário” no Mar Negro para libertar os navios parados nos seus portos desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022 e para contornar um bloqueio criado depois de Moscovo ter abandonado o acordo que permitia a Kiev exportar os seus cereais.As embarcações Resilient Africa e Aroyat chegaram à Ucrânia no sábado e deveriam partir depois de carregarem quase 20 mil toneladas métricas de trigo para África e Ásia.
Moscovo tem lançado ataques frequentes com drones e mísseis contra infraestruturas ucranianas de exportação de cereais.
Os três portos marítimos de Odessa, incluindo o de Chornomorsk, transportaram dezenas de milhões de toneladas de cereais durante a invasão russa, ao abrigo de um acordo negociado pelas Nações Unidas, que se desmoronou quando Moscovo se retirou.
Cinco dos vários navios que tinham ficado retidos em Odesa deixaram até agora o porto, utilizando o corredor temporário que abraça a costa ocidental do Mar Negro, perto da Roménia e da Bulgária.
O acordo sobre os cereais do Mar Negro foi mediado pela ONU e pela Turquia em julho de 2022 para combater uma crise alimentar global agravada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
A Ucrânia e a Rússia estão entre os maiores exportadores de cereais do mundo.