Xi diz a Trump que têm de "corrigir o rumo" das relações sino-norte-americanas

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou hoje, numa conversa telefónica com o homólogo norte-americano, Donald Trump, que têm de "corrigir o rumo" das relações bilaterais, tensas devido a disputas comerciais e diplomáticas.

Lusa /

"Para corrigir o rumo do grande navio das relações sino-norte-americanas, cabe-nos a nós conduzi-lo com firmeza e definir uma rota clara, excluindo resolutamente qualquer ingerência, ou mesmo qualquer tentativa de sabotagem. Isto é particularmente essencial", defendeu Xi, que disse estar aberto a uma visita de Trump à China, segundo a agência oficial de notícias Nova China.

Na mesma conversa que os dois chefes de Estado hoje mantiveram, Xi Jinping exortou os Estados Unidos a mostrarem "prudência" quanto à questão de Taiwan, ilha que a China considera fazer parte do seu território.

"Os Estados Unidos devem tratar a questão de Taiwan com prudência, a fim de evitar que a pequena minoria de separatistas partidários da `independência de Taiwan` arraste a China e os Estados Unidos para uma situação perigosa de conflito e confronto", disse Xi a Trump, segundo a agência chinesa.

PUB