Numerus clausus em Lisboa e no Porto vão reduzir 5%

por Antena 1

Foto: Antena1

O governo quer limitar o número de vagas nas universidades e nos politécnicos públicos de Lisboa e do Porto.


Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior anuncia na Antena 1 que enviou ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e ao Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), uma proposta de redução de 5% nas vagas das 6 instituições públicas de Lisboa e Porto, a acontecer de forma gradual nos próximos dois anos, para tentar equilibrar os números: 48% dos estudantes do ensino superior público estão em Lisboa e no Porto, situação que se pretende alterar. Medicina, Física e Tecnologias de informação ficam fora desta limitação.

Empréstimos a estudantes vão voltar

Depois de terem sido suspensos no tempo da Troika, os empréstimos a estudantes vão voltar já no próximo ano letivo, seguindo o mesmo sistema: assentes na trilogia Estado/Banca/Família, sem juros, bastando o aluno ter aproveitamento escolar.

Espaço 2030


Portugal está a trabalhar diretamente com a Agência Espacial Europeia, no âmbito do programa “Espaço 2030”, para a trair para Portugal várias empresas de base tecnológica.


Pode ver aqui na íntegra a entrevista de Nuno Rodrigues a Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior:

pub