Europa destaca vitória do PSD e desaire socialista

por RTP
Imprensa espanhola dá grande destaque à vitória do PSD e de Pedro Passos Coelho DR

Portugal virou à direita é a ideia principal e faz praticamente o pleno nas manchetes de toda a imprensa europeia que destaca a vitória do PSD e de Pedro Passos Coelho nas eleições legislativas de ontem em Portugal. A derrota e consequente demissão de José Sócrates da liderança do PS é igualmente tema dos jornais.

A imprensa europeia esteve atenta às eleições em Portugal e dá enorme destaque à vitória do PSD e à nova liderança do Governo português que ficará agora na mão do líder social-democrata Pedro Passos Coelho que é ainda destacado pelo facto de ter ficado muito perto da maioria absoluta.

Além da vitória do PSD o destaca vai ainda para a derrota e demissão de José Sócrates como é o caso da manchete do El Pais que considera que "a devastadora crise económica de Portugal atropelou nas urnas o Partido Socialista do primeiro-ministro José Sócrates" e ainda a "vitória sem paliativos do líder do conservador PSD, Pedro Passos Coelho" que "ficou à beira da maioria absoluta.

O caderno internacional do El País abre com as eleições portugueses com a análise aos resultados onde considera que "o próximo Governo não terá tempo a perder" tendo "sobre a mesa um detalhado programa de austeridade que trará um elevado custo social".

As eleições em Portugal merecem ainda a atenção da primeira página do espanhol El Mundo onde se pode ler que "o centro-direita vença em Portugal" tendo agora que "gerir o resgate económico" e ainda atenção para a derrota do PS com o título “A crise fulmina os socialistas" com que abre depois o caderno internacional para destacar que o PSD "ganha sem alcançar a maioria absoluta" e que José Sócrates se demitiu da liderança do PS.

Já o ABC leva as eleições portuguesas também para a primeira página com o jornal a escrever que "Portugal confia no centro-direita para a saída da crise" com "Coelho a atropelar nas urnas e a provocar a demissão de Sócrates como líder socialista".

Já em editorial o jornal aproveita a boleia das eleições em Portugal para chamar a atenção que "a confirmação da derrota de José Sócrates em Portugal deixa o socialismo espanhol isolado na cena europeia" num "sintoma evidente de que as sociedades contemporâneas desconfiam das velhas receitas da esquerda".

Na Catalunha o assunto é manchete também no La Vanguardia que considera que a "direita portuguesa arrasa, gerindo um país alvo de intervenção" e que destaca a elevada abstenção.

Destaque a Passos e ao PSD
Em França a vitória social-democrata é igualmente destaque para o Le Monde com o título "Larga vitória da direita nas legislativas portuguesas", quase o mesmo que foi escolhido pelo Le Point que escreve "Larga vitória dos social-democratas em Portugal" e ainda o Libération que coloca em manchete "Larga vitória da direita em Portugal".

Ainda nos jornais franceses pode ler-se no Le Parisien que "O primeiro-ministro (foi) varrido nas legislativas" enquanto o Le Fígaro destaca a vitória do PSD e o bom resultado do CDS para escrever "Maioria absoluta para a direita em Portugal".

Em Itália, o jornal La Stampa diz que "Portugal vira-se para o centro-direita" e que "A Coelho compete gerir a crise", enquanto o Corriere della Sera indica que em "Portugal vence o centro-direita".

Do lado de lá do Canal da Mancha os jornais ingleses não esquecem as eleições portuguesas com o Guardian a referir que as eleições "resultam em mais um governo de esquerda expulso do poder na Europa por causa da crise económica, com os socialistas a pagar pela acentuada crise que forçou o país a pedir um pacote de ajuda financeira".

Já no Times lê-se que um "governo de centro-direita será bem-vindo pelos investidores que perderam a confiança em Portugal, afundando as suas obrigações e elevando as taxas de juro sobre os empréstimos para valores recorde".

Mais curto, bem mais curto é O Telegraph que dedica apenas uma breve ao assunto, notando a derrota dos socialistas, enquanto o Independent refere a "profunda austeridade" que espera os eleitores.

Quanto ao Financial Times o resultado das eleições em Portugal demonstra uma "vitória conclusiva" do PSD e que "abre caminho a um governo de coligação de centro direita para implementar o programa de resgate de 78 mil milhões de euros".

“Sonora bofetada para Sócrates”

A imprensa alemã destaca igualmente o resultado das eleições portuguesas e o matutino de economia Handelsblatt não é nada meigo para o até agora líder do PS ao escrever que o resultado das eleições "foi uma sonora bofetada para Sócrates" acrescentando que os portugueses "foram duros a julgar o primeiro-ministro" em tempos de crise.

O Frankfurter Allgemeine, jornal do mundo dos negócios, escreve na sua edição eletrónica que "os sociais-democratas conservadores tiveram uma vitória estrondosa, enquanto os socialistas registaram grandes perdas", deixando o liberal Sueddeutsche Zeitung a ideia de uma "derrocada" do PS lembrando que foi o pior resultado eleitoral deste partido nos últimos 20 anos.

"Governo socialista sofre pesada derrota, portugueses castigam José Sócrates e entregam governo aos conservadores", é o destaque do Die Welt, enquanto o Spiegel Online fala também em "castigo" para Sócrates acrescentando que Portugal, "país assolado pela crise vai mudar de governo" e este terá de aplicar já a partir de julho" as medidas de austeridade do pacote de ajuda externa do FMI e da União Europeia.

pub