Internamento para operação afasta Jerónimo de Sousa da campanha

por RTP
Estela Silva - Lusa

O secretário-geral do PCP dá hoje entrada no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, para ser operado de urgência por causa de um estreitamento da artéria carótida. A intervenção vai ser realizada na quinta-feira, afastando Jerónimo de Sousa da vida política durante dez dias.

“Irei amanhã ser internado. No dia seguinte, em princípio, serei operado, embora com esta ou aquela data a fixar, e confiar que a coisa saia bem. Isto a vida tem destas coisas. Ter este sentimento de confiança de que mais uns dias e podem contar comigo para o bem e para o mal”, afirmou na terça-feira Jerónimo de Sousa, à margem da ação de campanha da CDU em Matosinhos.

O secretário-geral dos comunistas afasta a ideia de que a escolha de João Oliveira e de João Ferreira para liderar as ações de campanha nos próximos dias indicie que será um deles a suceder-lhe na estrutura do PCP.
O Partido Comunista escolheu João Oliveira e João Ferreira para substituir Jerónimo de Sousa nos debates e na campanha eleitoral.Jerónimo de Sousa vai falhar o debate com o líder do PSD, Rui Rio, e o arranque do período oficial da campanha para as legislativas.


Questionado pelos jornalistas sobre se a cirurgia pode acarretar danos para a estratégia de campanha, o secretário-geral do PCP respondeu com um “não”.

“Não. O meu partido foi claro e inequívoco ao dar prioridade ao atendimento do problema. A urgência em concretizar um esforço muito grande por parte dos meus camaradas de partido, particularmente da direção. A pressa, ou a prioridade, não teve a ver com a falta, maior ou menor, na campanha eleitoral. O meu partido fê-lo por razões que são óbvias em termos de saúde, não definiu aqui metas, objetivos calendarizados de forma rígida”, redarguiu.

“Acho que tenho forças para corresponder àquilo que são os anseios do meu partido, da CDU, de muitos democratas”, acrescentou Jerónimo.

Quanto às razões para a escolha de João Ferreira e João Oliveira, Jerónimo de Sousa afirmou que, “em primeiro lugar”, tal se deve ao facto de ambos integrarem a direção do PCP, da sua comissão política e do Comité Central.

“Em segundo lugar, porque são candidatos às eleições e têm este valor intrínseco, correspondendo assim a esta situação excecional, procurando dar a sua contribuição. Mais do que isto, é uma contribuição valiosa de dois dirigentes do partido também candidatos à Assembleia da República”.
“Foi num quadro de exames de rotina”
Jerónimo quis agradecer a solidariedade que recebeu de diferentes correntes político-partidárias, desde logo por parte do primeiro-ministro e do presidente da República.

“Foi num quadro de exames de rotina que se verificou um problema que resulta da obstrução de uma válvula e uma equipa multidisciplinar médica considerou que, com a subjetividade do grau de risco, havia uma questão incontornável da urgência em realizar a intervenção cirúrgica e, como medida de segurança, tendo em conta os tempos em que a campanha vai decorrer, há essa decisão”, acentuou.

Quanto ao regresso à campanha, depois do período de recuperação da cirurgia, o secretário-geral do PCP reconheceu que “qualquer esforço superior” poderia “ter consequências”, manifestando a intenção de respeitar as indicações médicas.

“Essa preocupação e esse aconselhamento penso naturalmente acatar e ter esta perspetiva em que o andamento será definido conforme a capacidade de recuperação deste problema”, rematou.

c/ Lusa
Tópicos
pub