Entrevista a Victor Freitas, cabeça de lista da Coligação Mudança

por Cristina Sambado e Ana Sofia Rodrigues, RTP
O candidato da coligação Mudança, que foi eleito secretário-geral do PS Madeira em 2011 e reeleito em 2013, é deputado na Assembleia Legislativa desde 2004 RTP

Victor Spínola de Freitas, presidente do PS Madeira desde dezembro de 2011, é o cabeça de lista da coligação Mudança, apoiada pelo Partido Trabalhista Português (PTP), Movimento Partido da Terra (MPT) e Pessoas Animais e Natureza (PAN), que concorre às eleições regionais de 29 de março.

Victor de Freitas nasceu em Moçambique em 1971 e aos cinco anos chegou à Madeira com os pais, quando estes retornaram à ilha. A família fixou-se em Santana, um dos concelhos no norte da ilha, onde viveu até aos 18 anos.

O candidato da coligação Mudança, que foi eleito secretário-geral do PS Madeira em 2011 e reeleito em 2013, é deputado na Assembleia Legislativa desde 2004.

Ao longo da sua carreira política, Victor de Freitas foi presidente da Juventude Socialista entre 1998 e 2002, líder do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa madeirense entre 2007 e 2008.
Entrevistado pela jornalista Tânia Spínola da RTP Madeira
PS em coligação
É a primeira vez que esta coligação se apresenta a votos. Isto apesar de integrar o PS, o partido que até 2011 era o segundo mais votado da região desde 1976 e que, nessas eleições, passou para o terceiro lugar, destronado pelo CDS. Conquistou então 11,5 por cento dos votos e seis mandatos. Chegou a eleger 19 mandatos em 2004.

A coligação integra ainda o PTP – Partido dos Trabalhadores Portugueses, o PAN – Pessoas, Animais e Natureza e o MPT-Movimento Partido da Terra. Destes, apenas o MPT é que se apresentou a duas anteriores eleições, em 2007 e 2011, com um mandato em cada uma das eleições. PAN e PTP apenas têm no historial uma anterior experiência de campanha e eleições.

O PTP conseguiu, em 2011 uma votação com alguma expressão em 2011: 6,87 por cento dos votos e três mandatos. Nas suas fileiras, tem uma personalidade que tem ganho destaque no panorama mediático: o polémico deputado José Manuel Coelho.

Os elementos destes partidos estão integrados nos nove primeiros lugares da lista da coligação: José Manuel Coelho e Raquel Coelho (PTP) em quarto e sétimo; Fernando Rodrigues (PAN) em oitavo; Roberto Vieira (MPT) em nono.
Tentativa de coligação com CDS
Em entrevista à Antena 1, Vítor Freitas revelava no início de março que, antes desta coligação, foi tentada uma nova aliança com o CDS.
A ideia era que o líder do CDS, enquanto vereador da Câmara Municipal do Funchal, desse a maioria à coligação do PS e BE, que governa a Câmara. Só depois desse acordo é que avançaria uma coligação com os centristas para as eleições da Assembleia Regional. O CDS, no entanto, não aceitou a proposta.
Tópicos
pub