Especial
Presidenciais 2026. Projeções de resultados, apuramento de votos, discursos e análise

Montenegro felicita Seguro e garante "espírito de convergência"

Montenegro felicita Seguro e garante "espírito de convergência"

O primeiro-ministro felicitou este domingo António José Seguro pela vitória na segunda volta das eleições presidenciais, assegurando que o Governo demonstrará ao presidente eleito "toda a disponibilidade" e "cooperação" no sentido de servir os portugueses.

Joana Raposo Santos - RTP /
Foto: José Pinto Dias - RTP

Luís Montenegro quis, “em nome do Governo, dirigir uma palavra de felicitação ao dr. António José Seguro, o presidente da República eleito”.

“Tive já ocasião de falar com ele, como tive também ocasião de falar com o dr. André Ventura, candidato vencido neste segundo sufrágio”, afirmou numa declaração ao país.

Luís Montenegro disse ainda ter garantido a Seguro, em nome do Governo, “toda a disponibilidade para trabalharmos em prol do futuro de Portugal, com espírito de convergência para salvaguardarmos o interesse dos portugueses”.

O primeiro-ministro reiterou a intenção de demonstrar “toda a cooperação” no sentido de “servirmos Portugal e o povo português de forma construtiva e positiva, cada um ao nível da responsabilidade que a Constituição atribui”.

O chefe de Governo disse também estar certo de que a colaboração será “a nota dominante que garantirá a estabilidade política em Portugal”, assim como a estabilidade económica, financeira e social.

Questionado sobre eventuais divergências entre o Governo e António José Seguro, o primeiro-ministro frisou que “não é a origem partidária dos percursos dos presidentes da República que marca o exercício do seu magistério e não será também dessa perspetiva que o Governo olhará para um mandato do novo presidente”.

“Estou certo, por aquilo que conheço do dr. António José Seguro, que não será difícil nós estabelecermos uma relação de cooperação”, acrescentou.

Montenegro felicitou igualmente o povo português “por mais uma demonstração de grande maturidade cívica, que ficou bem patente pelo alto nível de participação”, destacando ainda aqueles que foram às urnas “mesmo nas regiões que vivem por estes dias grandes adversidades em virtude da situação meteorológica”.

Tópicos
PUB