BE, PAN e JPP garantem que não vão passar "cheque em branco" ao Governo

A RTP realiza hoje pequenos debates entre os vários partidos na Assembleia da República, no dia em que se iniciam os trabalhos desta nova legislatura.

RTP /

O primeiro debate foi entre o Bloco de Esquerda, o PAN e o estreante Juntos Pelo Povo (JPP). Os três garantem que não vão passar um “cheque em branco” ao Governo.

Questionada sobre se irá viabilizar a moção de rejeição do PCP ao programa do Governo, Mariana Mortágua, que é agora deputada única do BE no Parlamento, disse que terá primeiro de analisar o programa.

“Veremos a moção e o programa, mas não é novidade para ninguém que o BE se coloca como força contrária ao governo do PSD”, disse.

Inês Sousa Real deu a entender que o PAN vai a votar contra a moção de rejeição do PCP, mas ressalva que “isso não significa que o PAN passa um cheque em branco ao programa do Governo”.

“Antecipamos que o PAN não possa convergir em muitas matérias”, disse a deputada única do PAN, antecipando um mandato “um pouco mais complexo devido à composição parlamentar”.

Filipe Sousa, do JPP, diz estar “expectante mas confiante” nesta estreia na Assembleia da República. “Venho com uma missão de construir e não destruir”, declarou.

“Não irei passar cheques em branco, não só ao programa do Governo como ao orçamento”, acrescentou, garantindo que não será “um deputado de gabinete”.
PUB