Depressão Cláudia ainda paira sobre Portugal continental

RTP /

Ao início da manhã desta sexta-feira, os distritos de Faro e Setúbal estavam sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa da chuva. Em Faro, este aviso deve manter-se até às 12h00 e, em Setúbal, até às 9h00.

Já no sábado o aviso laranja vai vigorar em Faro, Setúbal e Beja, entre as 9h00 e as 15h00, devido a "precipitação persistente e por vezes forte e acompanhada de trovoada".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou ainda 15 distritos de Portugal continental sob aviso amarelo, o menos grave. A Madeira encontra-se igualmente sob aviso amarelo, neste caso devido à chuva e à agitação marítima.O temporal provocou na quinta-feira morte de um casal de idosos em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, distrito de Setúbal, um dos mais afetados pelo mau tempo.


Na última noite, a Autoridades Nacional de Emergência e Proteção Civil havia registado mais de duas mil ocorrências relacionadas com os efeitos do mau tempo - 2.106 até às 21h00.

A maioria das situações decorre de inundações e quedas de árvores. As regiões mais afetadas foram Lisboa e Vale do Tejo e o Centro.

A Proteção Civil alertava ontem para o caráter imprevisível da depressão Cláudia.
O temporal deixou também três pessoasl desalojadas: duas em Abrantes e uma em Pombal.

No caso de Pombal, a vítima tem 72 anos e mora na Aldeia dos Redondos. O telhado colapsoue a própria casa está em risco de derrocada. O homem foi realojado em casa de um familiar.

De resto, o impacto da depressão Cláudia deixou centros de saúde sem luz, derrubou muros de campos de futebol, deitou abaixo árvores e estruturas nos distritos de Lisboa e Setubal.

O mau tempo provocou ainda problemas nas linhas de comboios.

Na Beira Baixa, entre a Covilhã e Tordosendo, um comboio sem passageiros descarrilou. Na mesma linha, no distrito de Santarém, a circulação ficou suspensa durante quatro horas, entre Abrantes e Alferrarede, devido à queda de um poste de iluminação.

A Linha do Oeste esteve cortada entre o Louriçal e a Amieira por causa de um deslizamento de terras e as linhas do Norte e do Alentejo estiveram condicionadas.
PUB