Última Hora
Milhares de fiéis no Vaticano para o funeral do Papa Francisco

"Diga o que quer" responde Montenegro a Pedro Nuno Santos

por RTP

"Vamos ser sérios", diz o primeiro-ministro. "O senhor deputado anda há semana a levantar insinuações não fundamentadas sobre a minha conduta", acusa, dirigindo-se ao secretário-geral do Partido Socialista.

Sublinhando que a conversa é entre ambos, enquanto os mais prováveis candidatos a primeiro-ministro, Luís Montenegro diz que o PS "propôs uma Comissão de Inquérito" não para "escrutinar a minha exclusividade".

"Eu não me importo" com o escrutíneo da empresa Spinumviva por parte do Parlamento, "mas assuma o que quer". "Defina método e prazo para eu lhe facilitar tudo", desafia, lançando como repto a Pedro Nuno Santos que o que este quer "é andar a lançar dúvidas e lama" sobre o funcionamento das instituições.

"Dou-lhe uma última oportunidade, falemos com o presidente da AR", apela ao líder do PS, desafiando-o a definir um método para, no prazo de 30 dias, dar as respostas que pretende sobre a empresa da sua família.

"Aquilo que o senhor quer não está escrito nesse requerimento [da comissão de inquérito], está por trás desse requerimento, o que o senhor deputado quer é estar a meses a lançar para a dúvida, para a suspeição, para degradação todo o sistema político português e a capacidade de o Governo executar o seu programa", acusa Luís Montenegro.

"Eu digo-lhe olhos nos olhos: diga-me, escreva-me, sente-se com alguém do Governo, comigo se quiser, entre os grupos parlamentares, defina o método para em 15 dias, em 30 dias eu lhe facultar tudo aquilo que o senhor precisa e que não tem nada a ver com esse requerimento que o senhor tem aí", desafia.
PUB