Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito ao minuto

Emissão especial sobre as legislativas em França na RTP3 a partir das 18h30

por RTP

As assembleias de voto abriram às 8h00 deste domingo (7h00 em Lisboa) para a segunda volta das eleições legislativas antecipadas. Nos territórios ultramarinos, a ida às urnas decorreu no sábado.

O encerramento das urnas na maior parte das circunscrições teve lugar às 18h00 (17h00 em Lisboa). Nas grandes cidades, todavia, o momento de fecho da votação é às 20h00 locais. A esta hora serão também publicadas as projeções e os primeiros resultados.A taxa de participação nesta segunda volta das legislativas em França era, às 12h00 (11h00 em Lisboa), de 26,63 por cento. Mais tarde, pelas 17h00 locais, ascendia a 59,71 por cento.

As legislativas realizam-se quase um mês depois da decisão do presidente francês, Emmanuel Macron, de dissolver a Assembleia Nacional e convocar eleições antecipadas para 30 de junho e 7 de julho - um passo que se seguiu ao triunfo da extrema-direita nas eleições para o Parlamento Europeu.

Segundo os cenários traçados pelas derradeiras sondagens, estariam a esfurmar-se as hipóteses de o Rassemblement National, partido de extrema-direita de Jordan Bardella e Marine Le Pen, alcançar a maioria absoluta - ou seja, 289 deputados em 577.


Por outro lado, a Nova Frente Popular, aliança de esquerda de Raphaël Glucksmann e Jean-Luc Mélénchon, surgia como segunda força mais votada, seguindo-se o campo presidencial Ensemble pour la République.

A RTP3 debruça-se sobre todos os desenvolvimentos da noite eleitoral em França, a partir das 18h30, numa emissão especial.
PUB