Em direto
Guerra no Médio Oriente. A evolução do conflito entre Israel e Irão

ERSE ainda não tem elementos que provem as causas do apagão

por RTP

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ainda não tem elementos disponíveis que permitam caracterizar com rigor as possíveis causas do incidente, nem apurar responsabilidades. Sendo um evento que envolve diversos sistemas elétricos europeus, serão realizadas análises pelos diversos intervenientes nacionais e europeus do setor.

Segundo a ERSE, “a gestão do sistema elétrico nacional é da responsabilidade da REN na sua qualidade de gestor global do sistema e de operador da rede de transporte, atuando em coordenação com os operadores das redes de distribuição (a E-Redes em alta e média tensão e em baixa tensão, em praticamente todo o continente). A coordenação da gestão do sistema elétrico no sudoeste europeu é da responsabilidade da CORES”.

Além disso, “existem regras europeias e nacionais sobre segurança de abastecimento, operação e gestão de sistema, que são de aplicação obrigatória pelos operadores de redes e pelo gestor de sistema (REN)”.

Para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, “os fortes impactos destes incidentes na sociedade impõem a identificação da origem do problema e de melhorias a implementar, nomeadamente as relacionadas com os mecanismos de prevenção e mitigação deste tipo de eventos, bem como do restabelecimento do serviço e necessária comunicação. As análises aprofundadas que serão realizadas permitirão identificar elementos fundamentais para as medidas concretas a adotar”.
PUB