Fenómeno extremo de vento derruba árvores e estruturas

RTP /

Ao final da manhã, a cidade de Faro foi atingida por um fenómeno de vento extremo que fez tombar árvores e estruturas móveis, sem notícia de vítimas.

Ouvida pela agência Lusa, fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera confirmou que a capital de distrito foi afetada por um fenómeno de vento que causa "rajadas muito intensas e localizadas" e podem ter "impacto destrutivo".

Ângela Lourenço, do IPMA, explicou tratar-se de uma linha que atravessou toda a região Sul e que tinha "alguma convecção organizada". Pelas 12h30, esta linha estava a já a entrar em território de Espanha.

Segundo o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, o vento intenso teve início pelas 11h30, provocando várias ocorrências: "A situação verificou-se principalmente na cidade de Faro. Fora isso, só temos registo da queda de uma outra árvore em toda a região".

O Algarve e o Alentejo estão debaixo de aviso laranja devido à persistência da depressão Cláudia. A passagem deste fenómeno pela Península Ibérica vai originar chuva e vento até domingo.
PUB