Irão ameaça atacar bases norte-americanas no Médio Oriente utilizadas para "apoiar" Israel

por RTP

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão saiu este domingo a terreiro para advertir os Estados Unidos de que o regime dos ayatollahs atacará "inevitavelmente" bases militares norte-americanas no Médio Oriente, caso estas sejam usadas para "defender e apoiar" o Estado hebraico.

Segundo a agência espanhola Efe, que cita a iraniana ISNA, Hossein Amir Abdolahian avisou que, "se o espaço aéreo ou o território dos países referidos forem utilizados pelos Estados Unidos para defender e apoiar o regime de Telavive, a base americana nesse país será inevitavelmente atacada".O ministro iraniano voltou a dar por terminada a resposta de Teerão ao ataque contra o consulado iraniano em Damasco, a 1 de abril, atribuído a Israel, que matou seis sírios e sete membros da Guarda Revolucionária iraniana.


Abdolahian referiu também que os países da região foram informados da operação 72 horas antes do seu início: "Informámos os nossos vizinhos e os países da região de que a resposta da República Islâmica do Irão no quadro da legítima defesa é certa".

O objetivo foi atacar "apenas e só o regime israelita". "O facto de nos limitarmos à legítima defesa e ao castigo do regime sionista significa que não definimos qualquer alvo civil na nossa resposta e que as nossas forças não visaram um local económico e populacional", vincou.
pub