Última Hora
Siga ao minuto a guerra entre Israel e o Irão

Pedro Sánchez admite horas críticas

por RTP

Em conferência de imprensa, o chefe de Governo de Espanha admitiu que o país está a atravessar um momento crítico e que ainda não há informações conclusivas sobre o que terá causado o apagão na Península Ibérica, e noutros países.

Sánchez apelou ainda ao uso responsável dos telemóveis e telefones, uma vez que as telecomunicações estão com muitos constrangimentos.

Espanha espera recuperar o abastecimento de eletricidade em todo o país "em breve", após o apagão de hoje, disse ainda o primeiro-ministro espanhol.

Segundo Sánchez, houve hoje "uma forte oscilação, em termos técnicos, no sistema elétrico europeu, que desencadeou a interrupção do abastecimento em toda a Península Ibérica e algumas zonas do sul de França", mas não existe ainda "informação conclusiva sobre os motivos deste corte".

"Os técnicos da Red Elétcrica [a distribuidora espanhola de energia] estão a trabalhar para determinar as causas e solucionar o problema o mais depressa possível", afirmou Sánchez, que considerou que a prioridade e o mais importante neste momento é voltar a garantir o abastecimento de energia em todo o país.
PUB