Ponto de situação

A tensão entre Israel e o Irão abrandou depois dos dois países terem reconhecido o cessar-fogo. Entrou em vigor na manhã de terça-feira, mas acabou por ser violado por ambas as partes, logo às primeiras horas do dia. O Presidente norte-americano, que tem mediado o conflito, fez duas críticas a Israel e ao Irão. Donald Trump acabou mesmo por ter uma conversa telefónica com o primeiro-ministro israelita.

RTP /

Israel diz que a noite passada ainda intercetou dois drones que se aproximavam do território israelita, mas não se sabe se foram enviados do Irão.
Irão e Israel clamam vitória
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, proclamou uma "vitória histórica" sobre o Irão, e que o país rival "nunca terá armas nucleares", após o programa para desenvolvimento destas ter ficado "na ruína" com os ataques sofridos.

O presidente do Irão anunciou o “fim da guerra de 12 dias imposta" ao seu país pelo "aventureirismo" de Israel.

O secretário-geral da NATO felicitou Donald Trump pela "ação decisiva no Irão".

O presidente dos Estados Unidos partilhou uma mensagem privada que Mark Rutte lhe enviou. Rutte afirma que Trump conduziu um momento muito importante para a América, para a Europa e para o mundo.

Um feito nunca alcançado por nenhum presidente norte-americano, e que levará a que todos os países concordem com os 5% do PIB para a Defesa.

Na mensagem escreve que "A Europa vai pagar de forma grande, como deveria, e isso será a grande vitória" de Trump.

Donald Trump diz que está empenhado em salvar vidas. A caminho da cimeira da NATO, o Presidente garantiu que está empenhado na segurança do Mundo , mas todos os países têm de contribuir financeiramente para isso.
Cimeira da NATO
E a instabilidade politica no Médio Oriente vai ser debatida hoje na cimeira da NATO, nos Países Baixos.

Portugal faz-se representar pelo primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros e o ministro da Defesa.

O dia de ontem foi dedicado à discussão dos gastos com a defesa.


PUB