Em direto
Depois da depressão Kristin. A resposta aos danos e a evolução do estado do tempo

Proteção Civil garante que manteve atividade operacional

Proteção Civil garante que manteve atividade operacional

RTP /

Daniela Fraga, adjunta de Operações do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil fez na RTPNotícias, um balanço do que se passou durante a tempestade e uma previsão do que se pode esperar até à próxima semana.
Quanto às falhas do SIRESP, Daniela Fraga lembra a devastação causada pela tempestade que afetou severamente as comunicações. "Houve alguns constrangimentos mas face às dificuldades utilizamos sistemas redundantes de comunicação, o que nos permitiu manter todas as atividades operacionais", garantiu.

No balanço, a adjunta lamentou as "cinco vítimas" e apontou o "grau de destruição muito elevado", igualmente ao nível florestal e agrícola.

A rede eletrica sofreu grande impecto e a reposição do serviço eletrico "poderá demorar alguns dias", estando a ser avaliados os danos, "o mais rapidamente possível". As dificuldades no terreno poderão dificultar esta avaliação, sublinhou.

"Para as próximas horas vamos ter um cenário não tão extremo, mas vamos ter agravamento do estado do tempo", apontou ainda.

Além da região afetada pela tempestade, outras zonas poderão sofrer "risco de cheias e inundações" nos próximos dias, não só pela pluviosidade mas também pela saturação dos solos e a necessidade de descargas das barragens, alertou. 


PUB