Reserva natural de Cinfães afetada pelas chamas

RTP /

Parte da área protegida da Rede Natura 2000 em Cinfães ardeu na sequência dos incêndios que afetaram o concelho e obrigaram à evacuação de duas localidades, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil.

"Felizmente, e é a nossa prioridade, não houve vítimas a registar, nem habitações ardidas, mas em termos de área ambiental os danos são enormes, apesar de ainda não ser possível contabilizar", afirmou Carlos Cardoso.

Segundo disse à agência Lusa, o incêndio de Arouca chegou a Cinfães na terça-feira, pelo lado de Nespereira, e "afetou uma grande parte dessa freguesia e atingiu ainda outras, a freguesia de Fornelos e de Travanca".

Este incêndio, acrescentou, "colocou em risco a localidade de Arrujo, na freguesia de Fornelos, e as pessoas foram levadas para o centro comunitário de Fornelos, onde estiveram dois dias e duas noites cerca de 10 cidadãos"

"No que diz respeito à área protegida, atingiu o Vale do Paiva e a Rede Natura 2000. No Vale do Paiva os passadiços arderam e a Rede Natura 2000 foi bastante afetada, mais em Arouca, mas do lado de Cinfães também", adiantou.

A Rede Natura 2000 tem no Município de Cinfães 626 hectares (ha), "não ardeu tudo, mas foi bastante afetado" e depois há nos concelhos de Arouca (3.412 ha) e de Castelo de Paiva (712 ha), "todos afetados nesta reserva natural europeia", acrescentou Carlos Cardoso.
PUB