Turquia reúne ao mais alto nível à porta fechada

RTP /

Ministros turcos e altos funcionários militares e dos serviços de informação reuniram-se à porta fechada na sexta-feira para discutir os ataques ao Irão, disse uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

A reunião, que começou às 11h30 GMT, contou com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, do chefe de gabinete e do chefe dos serviços de informação, disse a fonte.

As discussões, que decorreram no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Ancara, "centraram-se no processo que começou com os ataques aéreos israelitas ao Irão e as suas possíveis consequências", disse a fonte.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou na sexta-feira que Israel estava a tentar arrastar o mundo para um "desastre" após os seus ataques ao Irão, instando a comunidade internacional a pôr fim ao "banditismo" israelita. O Governo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, está "a tentar arrastar a nossa região e o mundo inteiro para o desastre com as suas ações imprudentes, agressivas e ilegais", acrescentou no X.

Crítico acérrimo de Israel e fervoroso defensor da causa palestiniana, o Sr. Erdogan acusou Israel de levar "a sua estratégia de afogar a nossa região, particularmente Gaza, em sangue, lágrimas e instabilidade, a um nível muito perigoso".
PUB