Ventura acusa Marcelo de "trair os portugueses" ao sugerir que Portugal seja responsabilizado pelo passado colonial

por RTP

Dirigindo-se ao presidente da República, o presidente do Chega lamentou ter de dizer que este "traiu os portugueses" quando disse que "temos de ser culpados e responsabilizados pela nossa história, que temos de indemnizar outros países pela história que temos connosco".

“O senhor presidente foi eleito pelos portugueses, não foi eleito pelos guineenses, pelos brasileiros, pelos timorenses. Foi eleito por nós”, disse Ventura de forma fervorosa a Marcelo Rebelo de Sousa, que reagiu com um sorriso.

O deputado lançou também críticas ao Governo. “Há 50 anos, fizemos uma revolução. E essa revolução deu-nos a liberdade. Mas, ao longo do caminho, foi-nos tirando liberdade. Quem está em casa do que falo: gosta de olhar, fazer a festa, de saber que aqui estamos, mas sabe também que toda a liberdade que conquistámos ora a fomos perdendo, ora a fomos desiludindo”, começou por dizer.

André Ventura referia-se àqueles que “ainda não conseguiram sair do salário mínimo nacional” ou que “ao fim de anos de governação do PS e PSD tiveram de emigrar”.

O líder do Chega disse ainda ser irónico que, nos 50 anos de Abril, haja 50 deputados do seu partido na Assembleia da República.

“Dizia-se que Abril era justiça (…). Neste ano em que estamos, vimos um governo cair precisamente por suspeitas de corrupção”, frisou Ventura.

pub