Grande Reportagem Antena1: "Zohra: uma partitura para a liberdade"

| Grande Reportagem
Grande Reportagem Antena1: Zohra: uma partitura para a liberdade

Foto: Jorge Carmona, Antena2

Zohra é uma orquestra formada por jovens afegãs. Através da música, a orquestra Zohra pretende chamar a atenção para a violência contra as mulheres e recuperar a música tradicional afegã, banida pelo regime talibã.

Quase duas décadas depois da queda do regime talibã no Afeganistão, as raparigas representam ainda mais de metade dos quase 4 milhões de crianças e jovens que não vão à escola, devido a fatores como a guerra, a pobreza e o casamento infantil.

Um musicólogo quis mudar a realidade e criou em 2010 aquela que se mantém como a única escola de música do país, onde centenas de crianças desfavorecidas têm um ensino integrado e podem preparar-se para a universidade.

Foi lá que nasceu há cerca de três anos a Orquestra Zohra, a primeira orquestra feminina do Afeganistão, dirigida pela primeira maestrina da história do país - Negina Khpalwak. Durante quatro dias a orquestra esteve em Lisboa e a repórter Isabel Meira acompanhou a visita a Portugal destas meninas e jovens afegãs.

"Zohra - uma partitura para a liberdade" é uma grande reportagem de Isabel Meira.

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    A fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda continua a ser a maior dor de cabeça interna de Theresa May.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.