Drone cai em refinaria russa perto do Mar Negro

por Cristina Sambado - RTP
Afipsky fica perto da refinaria de Ilsky que foi atacada várias vezes este mês Governador de Krasnodar Veniamin Kondratyev - Telegram via Reuters

Um drone caiu esta quarta-feira na refinaria de petróleo de Afipsky, na região de Krasnodar, a leste da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014. Já em Lugansk um bombardeamento noturno provocou pelo menos cinco mortos e 19 feridos, revelaram as autoridades russas que controlam a localidade no leste da Ucrânia. Moscovo responsabiliza Kiev pelos dois ataques.

O ataque à refinaria de Afipsky provocou um incêndio, que foi rapidamente controlado. Não há registo de vítimas ou danos nas infraestruturas, avança a agência estatal russa RIA, que cita funcionários locais.

A refinaria de Afipsky não fica longe do porto de Novorossiisk, no Mar Negro, perto da refinaria de Ilsky, atacada várias vezes este mês.
Cinco mortos em Lugansk
“O bombardeamento na aldeia de Karpaty (25 quilómetros a oeste de Lugansk) provocou cinco mortos e 19 feridos”, revelou o Centro de controlo russo para a Segurança na Região de Lugansk no Telegram.

Informações preliminares avançaram que o ataque foi conduzido com Sistemas de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (conhecidos pelo acrónimo em inglês Himars) doados à Ucrânia pelos Estados Unidos.
Evgueni Mouravitch, correspondente da RTP em Moscovo

Segundo o centro, as forças ucranianas dispararam quatro mísseis que danificaram um estaleiro em construção e um edifício de uma quinta de aves.

A região de Lugansk, que faz fronteira com Donetsk, está em grande parte ocupada pelo exército russo e é um dos quatro territórios ucranianos cuja anexação foi reivindicada por Moscovo em setembro passado.


Já o governador regional de Shebekino, uma cidade russa localizada a cerca de sete quilómetros da fronteira da região ucraniana de Kharkiv, afirmou que um ataque da artilharia ucraniana provocou dois feridos. Os projéteis quebraram janela e danificaram telhados de um prédio de oito andares, quatro casas e uma escola.

A Ucrânia raramente reivindica a responsabilidade de ataques na Rússia ou território controlado por Moscovo.

Os ataques ocorrem numa altura em que Kiev está a preparar uma contraofensiva para tentar expulsar as forças russas do território ucraniano.
pub