Distribuição de alimentos em Rafah está suspensa. ONU fala em insegurança
A agência da ONU para refugiados palestinianos alertou que a distribuição de alimentos na cidade de Rafah, no sul de Gaza, está suspensa devido a hostilidades, insegurança e escassez de bens alimentares. A situação humanitária no território piorou desde que Israel tomou e fechou o lado palestiniano da passagem terrestre com o Egito, no início do mês.
🛑As a result of the ongoing military operation in eastern Rafah the @UNRWA distribution centre and @WFP warehouse, both in #Rafah, are now inaccessible.
— UNRWA (@UNRWA) May 21, 2024
Food distributions in Rafah, southern📍#Gaza, are currently suspended due to lack of supplies and insecurity. pic.twitter.com/EQfdjHYwrk
“Estamos a ficar sem palavras para descrever o que está a acontecer em Gaza. Nós descrevemos a situação como uma catástrofe, um pesadelo, como o inferno na terra. É tudo isso e pior”, acentuou Wosornu.
Na terça-feira, também Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da Organização Mundial da Saúde, instou Israel a suspender as restrições à ajuda em Gaza.
“Num momento em que o povo de Gaza está a enfrentar a fome, pedimos a Israel que levante o bloqueio e deixe a ajuda passar. Sem mais ajuda para Gaza, não podemos sustentar o nosso apoio vital aos hospitais”, declarou Tedros aos jornalistas, em Genebra.