Hamas vai devolver hoje corpo de mais um refém
O Hamas vai devolver hoje o corpo de um refém que foi encontrado num bairro do leste da cidade de Gaza, anunciou o braço armado do grupo extremista palestiniano.
A entrega ocorrerá às 20:00 locais (18:00 em Lisboa), anunciaram as Brigadas Ezzedine al-Qassam, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP).
As brigadas "entregarão o corpo de um dos prisioneiros da ocupação [israelita], que foi encontrado no bairro de Shujaiya, na zona leste da cidade de Gaza", precisou o braço armado do Hamas nas redes sociais.
O corpo foi localizado "durante operações de busca e escavação dentro da linha amarela", local de onde as tropas israelitas se retiraram no âmbito do acordo de paz proposto pelos Estados Unidos.
O corpo será entregue no âmbito da troca dos reféns raptados em Israel em 07 de outubro de 2023 por prisioneiros palestinianos, prevista no cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro.
O acordo, que incluía um cessar-fogo também em vigor, estipulava a libertação dos 20 reféns que ainda estavam vivos e a devolução dos 28 mortos, dos 251 sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023.
Até hoje, Israel recebeu os restos mortais de 20 reféns.
O Governo israelita libertou quase 2.000 palestinianos detidos em prisões e devolveu 270 corpos, de acordo com o Hamas.
O ataque de 2023 em Israel, em que o Hamas matou cerca de 1.200 pessoas, desencadeou uma ofensiva militar israelita em Gaza que causou mais de 68.800 mortos.