Síria. Sobe para 516 número de mortos no sul do país

Síria. Sobe para 516 número de mortos no sul do país

Pelo menos 516 pessoas morreram, até agora, em Sweida, no sul da Síria, indicou hoje o mais recente balanço do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH). 

Lusa /

A organização não-governamental (ONG) afirmou que, desde domingo, morreram 243 membros das forças governamentais, 154 civis, incluindo 83 pessoas "sumariamente executadas por membros dos Ministérios da Defesa e do Interior" sírios, 79 combatentes drusos, 18 combatentes beduínos e três membros de tribos beduínas "executados sumariamente por combatentes drusos". 

A OSDH, com sede em Londres e com uma vasta rede de contactos na Síria, adiantou que 15 membros das forças sírias foram mortos em ataques israelitas. 

O balanço anterior apontava para mais de 350 mortos.

A ONG avançou também que as forças sírias estavam a retirar-se da cidade de Sweida, de maioria drusa, na sequência de um novo acordo de cessar-fogo alcançado na quarta-feira.  

Depois dos confrontos entre a comunidade drusa e tribos beduínas em Sweida, que começaram no domingo, as forças sírias e aliados foram enviados na terça-feira para a região, até aqui sob controlo de combatentes drusos locais.

O OSDH, grupos drusos e outras testemunhas acusaram as forças de segurança sírias de numerosos abusos.

Na quarta-feira, Israel efetuou múltiplos ataques na Síria, incluindo dois em Damasco, contra o quartel-general do exército sírio e outro junto ao palácio presidencial.

O OSDH relatou também pelo menos dois ataques de aviação israelita contra Sweida.

Estes ataques israelitas, alegadamente em apoio aos drusos, foram condenados pelo Governo sírio e pela comunidade internacional.

 

Tópicos
PUB