Grã-Bretanha: Partido Trabalhista vencedor das eleições locais

Londres, 04 mai (Lusa) - O partido Trabalhista foi o grande vencedor das eleições locais de quinta-feira em detrimento dos dois partidos da coligação no poder, mas os conservadores poderão ainda reivindicar vitória em Londres.

Lusa /

Terminada a contagem nacional dos votos, o "Labour" elegeu 2.158 representantes, mais 823 do em 2008.

Pelo contrário, o partido Conservador só conquistou 1.005 assentos, perdendo 405 face aos resultados de há quatro anos atrás, e aos Liberais Democratas restam 431 eleitos, menos 336 do que em 2008.

No total, foram a votos a 128 autoridades locais em Inglaterra, 21 no País de Gales e 32 na Escócia, mas outros municípios realizam eleições em anos diferentes.

Na Escócia, onde o Partido Nacionalista Escocês tem ganho terreno face ao "Labour" nas últimas eleições, desta vez os trabalhistas conseguiram resistir.

Ambos os partidos melhoraram face às locais de 2007, também à custa dos Conservadores e Liberais Democratas.

O líder trabalhista, Ed Miliband, tinha comentado de manhã os primeiros resultados, agradecendo a "confiança" colocada no partido, o qual prometeu estar "determinado a dar ao país a mudança que precisa".

Já o primeiro-ministro e líder conservador, David Cameron, atribuiu os resultados ao "cenário difícil" no país e às "decisões difíceis para combater a dívida, défice e economia fraturada".

Também o colega de coligação no Governo, o vice primeiro-ministro, Nick Clegg, reafirmou o empenho dos Liberais Democratas em continuar a um papel no "resgate, conserto e reforma da economia britânica".

Restam agora os resultados da eleição dos 25 membros a assembleia municipal e do presidente da Câmara de Londres, onde se registam votações díspares.

Enquanto o "Labour" tem uma vantagem nos boletins contados até agora, o candidato conservador, Boris Johnson, mantém uma ligeira vantagem sobre o rival trabalhista, Ken Livingstone.

Os números finais só deverão ser conhecidos durante a noite.

BM

 

Tópicos
PUB