2,7 mil milhões. Smartmatic processa Fox News e advogados de Trump

por Andreia Martins - RTP
Jim Bourg - Reuters

A Smartmatic, empresa de sistemas eleitorais, anunciou na quinta-feira que vai avançar com um processo em que reclama 2.700 milhões de dólares à Fox News e aos advogados Rudy Giuliani e Sidney Powell, do círculo próximo do ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A empresa diz ter sido envolvida numa "campanha de desinformação" que compromete a sua própria sobrevivência.

A empresa de tecnologia de votação Smartmatic processou a Fox News, em concreto três figuras de destaque do canal, e ainda dois dos advogados do antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em causa está a “campanha de desinformação” contra a Smartmatic nos últimos meses, enquanto os partidários de Trump procuravam desacreditar os resultados da eleição presidencial de 3 de novembro.

A Smartmatic exige o pagamento de 2.700 milhões de dólares em danos à Fox News e a três das suas principais figuras televisivas: Lou Dobbs, Maria Bartiromo e Jeanine Pirro.

“A Fox é responsável por uma campanha de desinformação que prejudicou a democracia em todo o mundo e lesou irreparavelmente a Smarmatic e todos os que contribuem para a realização de eleições”, disse o chefe executivo da empresa, Antonio Mugica, em comunicado.

Em declarações à CNN, Antonio Mugica diz que a empresa “não tem outra escolha”. “A campanha de desinformação que foi lançada contra nós foi obliterante. Para nós, isto tem que ver com a nossa existência e temos de agir”, explicou o chefe executivo. 

Na acusação, a Smartmatic alega que a Fox e os restantes réus contribuíram para que Donald Trump fizesse da empresa “a vilã da sua história”.

Erik Connolly, advogado da Smartmatic, acrescenta que a Fox News esteve envolvida “numa conspiração para espalhar desinformação” sobre a empresa. “Mentiram e fizeram-no com conhecimento de causa e de forma intencional. A Smartmatic quer agora responsabilizá-los por essas mentiras”, acrescenta.

Em reação a este processo, a Fox News garante que a empresa está “empenhada em mostrar o contexto integral de cada história, com reportagens detalhadas e opiniões claras”.

“Estamos orgulhosos da nossa cobertura eleitoral de 2020 e defendemo-nos vigorosamente contra esta ação judicial sem mérito”, disse a Fox News.

Também os advogados próximos de Trump, Rudy Giuliani e Sidney Powell estão incluídos neste processo. Powell reagiu à acusação com um comunicado onde indica não ter ainda recebido notificação ou cópia do processo, mas considera que esta é “apenas mais uma manobra política da esquerda radical sem base em factos reais ou na lei”.

Por sua vez, Rudy Giuliani refere que o “processo da Smartmatic representa uma nova oportunidade de ouro” para novas descobertas. “Estou ansioso em litigar com eles”, acrescenta.
Dominion também já avançou com processos

A Smartmatic tornou-se alvo de falsas alegações nas semanas que se seguiram às eleições presidenciais de novembro. Aliados e apoiantes de Donald Trump acusaram a empresa de ter ajudado a “trocar” os votos de forma ilegal e em favor do candidato democrata Joe Biden.

Uma das vozes mais proeminentes foi a do advogado pessoal de Donald Trump, Rudy Giuliani, mas também a advogada Sidney Powell, apareceram com frequência nos últimos meses em espaços de comentário da Fox News e de outras cadeias televisivas conservadoras, aproveitando essa plataforma para disferir alegações infundadas e ataques diretos contra a empresa.

A tecnologia de votação da Smartmatic foi usada apenas em Los Angeles durante as eleições, mas muitos dos aliados de Donald Trump alegaram que o software foi usado noutras localizações, incluindo em estados considerados decisivos para o desfecho da eleição.

Em janeiro, também a Dominion, uma empresa de hardware e sofware de votação eletrónica, processou os advogados Rudy Giuliani e Sidney Powell. Escreveu ainda cartas de advertência à Fox News e aos canais conservadores Newsmax e OANN.

Nesse sentido, e de forma a fundamentar o processo, os advogados da Dominion Voting Systems pediram esta semana ao Facebook e outras plataformas, como o Youtube e Twitter, que guardassem as publicações e dados de várias cadeias televisivas conservadoras, incluindo a Fox, Newsmax, e OANN.

Estes posts, referem os advogados que representam a Dominion, “são relevantes para as reivindicações de difamação do nosso cliente”.
Tópicos
pub