Agência dos EUA em Cabo Verde para discutir desenvolvimento de novo pacote de ajuda

por Lusa

Uma delegação da agência Millennium Challenge Corporation (MCC) iniciou hoje uma visita de três dias a Cabo Verde para discutir o desenvolvimento de novo pacote de financiamento norte-americano, anunciou o Governo cabo-verdiano.

O objetivo principal da visita que se prolonga até quinta.-feira é "discutir com o Governo o processo de desenvolvimento do terceiro Compacto Regional para Cabo Verde, aprovado em dezembro pela administração do MCC", avançou em comunicado.

"É a terceira vez que Cabo Verde é selecionado para um financiamento do MCC, sendo que nas duas primeiras ocasiões, em 2005 e 2012, foram contemplados um conjunto de investimentos em infraestruturas portuárias e abastecimento de água e saneamento, num total de 176 milhões de dólares [163 milhões de euros]", recorda-se na nota.

Durante a estadia em Cabo Verde, a comitiva do MCC, chefiada pela diretora executiva, Alice Albright, vai reunir-se primeiramente na ilha do Sal, com o objetivo de se inteirar dos projetos financiados no âmbito dos dois pacotes financeiros anteriores, estabelecer contactos com autoridades locais e entidades ligadas ao setor do turismo e energias renováveis.

Estão também previstas na cidade da Praia, reuniões com o Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, e o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

Ainda a delegação fará uma visita ao Tech Park, no Parque Tecnológico de Cabo Verde, a Cabeólica e o Porto da Praia, acompanhado do embaixador dos Estados Unidos da América em Cabo Verde, Jeff Daigle.

Em dezembro, o Millennium Challenge Corporation anunciou que o terceiro financiamento dos Estados Unidos a Cabo Verde, no âmbito do programa de ajuda pública ao desenvolvimento, será para integração económica regional.

A instituição norte-americana avançou que Cabo Verde foi elegível para desenvolver um programa para fins de integração económica regional na África Ocidental, salientando que é um "reconhecimento do compromisso claro" do país com a governação democrática e os seus significativos desafios de desenvolvimento e redução da pobreza.

Na mesma altura, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse que o novo pacote vai ser de cinco anos, e manifestou o compromisso do país com o desenvolvimento.

Em 2005, o MCC, através do Millennium Challenge Account (MCA), com sede na cidade da Praia, concedeu o primeiro pacote de ajuda a Cabo Verde, de 84,6 milhões de euros, que vigorou até 2010, destinando-se a infraestruturar o país.

Dois anos depois, forneceu um segundo compacto financeiro, no valor de 50,9 milhões de euros e que vigorou até 2017, para melhorar a gestão dos recursos hídricos e do saneamento, bem como dos serviços de gestão da propriedade.

O Millennium Challenge Corporation é uma agência criada pelo Congresso norte-americano que trabalha para reduzir a pobreza global através do crescimento económico.

Criado em 2004, fornece subsídios e assistência por tempo limitado a países que cumprem padrões rigorosos de boa governação, de combate à corrupção e de respeito pelos direitos democráticos.

Tópicos
pub