Agência Europeia do Medicamento: 19 cidades candidatas a receber sede
A lista das cidades que apresentaram a candidatura para acolherem a futura sede da Agência Europeia do Medicamento foi esta terça-feira divulgada pela União Europeia. Portugal avançou com a candidatura da cidade do Porto. A decisão vai ser tomada em novembro.
- Amesterdão (Holanda)
- Atenas (Grécia)
- Barcelona (Espanha)
- Bona (Alemanha)
- Bratislava (Eslováquia)
- Bruxelas (Bélgica)
- Bucareste (Roménia)
- Copenhaga (Dinamarca)
- Dublin (Irlanda)
- Helsínquia (Finlândia)
- Lille (França)
- Milão (Itália)
- Sofia (Bulgária)
- Estocolmo (Suécia)
- Malta (Malta)
- Viena (Áustria)
- Varsóvia (Polónia)
- Zagreb (Croácia);
A União Europeia recebeu 27 propostas dos Estados-membros, relacionadas com 23 cidades. São candidaturas para receber duas das agências europeias que estão baseadas no Reino Unido e que deverão mudar a sua localização no contexto da saída do Reino Unido da União Europeia.
A Agência Europeia do Medicamento conta com 890 trabalhadores e recebe anualmente visitas de cerca de 35 mil representantes da indústria, enquanto a Autoridade Bancária Europeia (EBA) tem 159 funcionários, segundo dados da União Europeia.
Foram recebidas 19 propostas para a Agência Europeia do Medicamento e 8 propostas para acolher a Autoridade Bancária Europeia.
- Bruxelas (Bélgica)
- Dublin (Irlanda)
- Frankfurt (Alemanha)
- Paris (França)
- Praga (República Checa)
- Luxemburgo (Luxemburgo)
- Viena (Áustria)
- Varsóvia (Polónia);
Critérios de avaliação
A União Europeia revelou os seis critérios com que vai analisar as propostas. São elas a garantia de que a nova sede está operacional quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, a acessibilidade da cidade, a existência de escolas para os filhos dos funcionários da agência, acesso ao mercado de trabalho e a cuidados de saúde por parte dos familiares dos funcionários, continuidade de negócio e distribuição geográfica.
Decisão em novembro
Até 30 de setembro, a Comissão Europeia vai publicar uma avaliação das propostas apresentadas.
Em outubro, os ministros dos vários Estados-membros vão ter uma discussão política baseada na primeira avaliação feita pela Comissão, no Conselho dos Assuntos Gerais.
Na reunião seguinte, em novembro, será tomada a decisão final dos Estados-membros sobre qual a cidade que vai receber a Agência Europeia do Medicamento e aquela que vai acolher a sede da Agência Bancária Europeia.
A não ser que um dos países decida retirar a sua candidatura, todas as propostas vão ser levadas à votação dos 27 ministros. O voto vai consistir de sucessivas rondas de votação, caso necessário. O voto será secreto e cada um dos 27 Estados-membro terá igual número de votos.