Ajuda nacional deve partir para a Venezuela nas próximas horas. Há seis mortos entre portugueses
Direto
Mundo
Ajuda nacional deve partir para a Venezuela nas próximas horas. Há seis mortos entre portugueses
Portugal vai enviar uma força operacional para a Venezuela, com 60 elementos, que deverá partir nas próximas horas. Há pelo menos seis mortos entre a comunidade portuguesa. O novo balanço feito durante a madrugada aponta para 235 mortos na sequência de dois fortes sismos. Acompanhamos aqui a situação ao minuto
O balanço é dramático e ainda provisório. Em declarações à RTP, o Ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu que a prioridade absoluta é o envio de ajuda humanitária e de emergência.
PUB
RTP
/
Chegou a Caracas um alto responsável militar americano
Um primeiro destacamento militar dos EUA, chefiado por um general da Marinha, chegou a Caracas esta sexta-feira para coordenar a ajuda americana às vítimas do duplo terramoto na Venezuela, anunciou o Exército norte-americano.
"O Major-General da Marinha Kevin J. Jarrard chegou hoje a Caracas, Venezuela, para supervisionar o apoio do Departamento de Guerra aos esforços de ajuda às vítimas do terramoto na Venezuela", anunciou o Comando Militar dos EUA para a América Latina e o Caribe (Southcom) em X.
PUB
Momento-Chave
RTP
/
Primeira equipa de ajuda internacional já chegou à Venezuela
As operações de resgate seguem sem interrupções, com a primeira equipa internacional a chegar ao país. Foi a presidente interina Delcy Rodriguez quem deu a noticia nas redes sociais. Chegaram os primeiros 188 socorristas - vindos de El Salvador e trouxeram com eles ajuda humanitária - tendas de campanha, alimentos e medicamentos.
PUB
Momento-Chave
RTP
/
Novo balanço aponta para 235 mortos, seis deles entre a comunidade portuguesa
A equipa é composta por especialistas em operações de resgate, profissionais do INEM e elementos da Unidade de Emergência e Socorro da GNR.
Estas equipas já têm experiência em missões internacionais de resposta a catástrofes.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros diz que Portugal também tem dinheiro disponível para ajudar a Venezuela. Paulo Rangel diz ainda que Portugal vai enviar para a Venezuela 23 toneladas de ajuda.