Aliado de Trump. EUA lançam caça ao homem para encontrar assassino de Charlie Kirk

Aliado de Trump. EUA lançam caça ao homem para encontrar assassino de Charlie Kirk

As autoridades norte-americanas lançaram uma caça ao homem para encontrar o presumível assassino do jovem conservador norte-americano Charlie Kirk, fiel aliado do presidente Donald Trump, morto a tiro na quarta-feira durante uma reunião pública no campus da Universidade de Utah Valley.

Joana Raposo Santos - RTP /
Foto: Nathan Howard - Reuters

O presidente Trump já culpou "a esquerda radical" pelo assassínio do homem de 31 anos, que descreveu como um "mártir da verdade e da liberdade".

O podcaster conservador e voz da juventude pró-Trump foi baleado no pescoço quando participava numa reunião para cerca de 3.000 pessoas sobre a recuperação económica e social da América. As motivações do assassino permanecem, por enquanto, desconhecidas.

Num vídeo divulgado nas suas redes sociais, Donald Trump lamentou a morte de Charlie Kirk, que disse ter "inspirado milhões de pessoas".

"Charlie era um patriota que dedicou a sua vida à causa do diálogo e ao país que tanto amava, os Estados Unidos da América. Lutou pela liberdade, democracia e justiça do povo americano", declarou o presidente.

"Durante anos, a esquerda radical comparou grandes americanos como Charlie aos nazis e aos piores criminosos e assassinos em massa do mundo. Este tipo de retórica é diretamente responsável pelo terrorismo a que assistimos hoje no nosso país e tem de acabar imediatamente", acusou.

Trump prometeu ainda que a sua Administração "vai encontrar todos aqueles que contribuíram para esta atrocidade e todas as outras violências políticas, incluindo as organizações que os financiam e apoiam".

Várias figuras apoiantes de Trump descreveram Charlie Kirk como um "mártir" que morreu em defesa dos valores conservadores e cristãos.

Até o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, condenou o assassinato do ativista, enfatizando a amizade de Kirk para com Israel e o empenho na defesa dos valores "judaico-cristãos".
Suspeito detido foi entretanto libertado
Um suspeito foi detido na quarta-feira, mas acabou por ser libertado ao final do dia, segundo o chefe do FBI. "A nossa investigação prossegue", adiantou Kash Patel nas redes sociais.

De acordo com as autoridades norte-americanas, o atirador disparou de um telhado a cerca de 100 metros do local do evento.

O presidente ordenou que as bandeiras americanas ficassem a meia haste em homenagem ao homem que foi uma importante peça na sua última campanha presidencial.

Natural dos subúrbios de Chicago, cristão e defensor do porte de armas, pai de dois filhos, Kirk abandonou os estudos para se dedicar ao ativismo.

Atualmente liderava um movimento juvenil: Turning Point USA. Co-fundada em 2012 pelo influenciador, então com 18 anos, esta associação tornou-se, numa década, o maior grupo de jovens conservadores dos Estados Unidos.

c/ agências
PUB