António Costa sai em defesa do Tribunal Penal Internacional após sanções de Trump

António Costa sai em defesa do papel do Tribunal Penal Internacional, depois de Donald Trump ter decretado sanções económicas contra o órgão de justiça sediado em Haia.

Diogo Miguel Pereira - Antena 1 /
O presidente do Conselho Europeu escreveu na rede social X que esta decisão do inquilino da Casa Branca coloca em risco a independência do TPI e mina todo o sistema de justiça criminal no planeta.


Também o Tribunal Penal Internacional já veio criticar as sanções económicas de que vai ser alvo. As sanções ordenadas por Trump podem mesmo paralisar o tribunal e dificultar o trabalho dos investigadores.

Medidas punitivas por parte da Administração Trump motivadas por decisões desfavoráveis do TPI em relação aos Estados Unidos e Israel.

Este órgão, sediado em Haia, lança um apelo a todos os países que o reconhecem para que se unam em defesa da justiça e dos Direitos Humanos.

Entretanto, o Governo de Netanyahu veio felicitar o líder da Casa da Branca por esta decisão.

Para o especialista em Direito Internacional, Francisco Pereira Coutinho, esta é a estratégia norte americana para evitar mais investigações, embora acredite que estas medidas não venham a grande impacto na actuação do TPI, que já decretou um mandado de captura internacional para o primeiro-ministro israelita.



Esta semana o mundo ficou a conhecer a proposta norte americana de ficar com o controlo de Gaza, quando os combates entre Israel e o Hamas terminares.

Francisco Pereira Coutinho fala em ideias mirabolantes de trump que deitam por terra o trabalho feito para a solução de dois Estados.



PUB