António Costa sai em defesa do Tribunal Penal Internacional após sanções de Trump

por Diogo Miguel Pereira - Antena 1

António Costa sai em defesa do papel do Tribunal Penal Internacional, depois de Donald Trump ter decretado sanções económicas contra o órgão de justiça sediado em Haia.

O presidente do Conselho Europeu escreveu na rede social X que esta decisão do inquilino da Casa Branca coloca em risco a independência do TPI e mina todo o sistema de justiça criminal no planeta.


Também o Tribunal Penal Internacional já veio criticar as sanções económicas de que vai ser alvo. As sanções ordenadas por Trump podem mesmo paralisar o tribunal e dificultar o trabalho dos investigadores.

Medidas punitivas por parte da Administração Trump motivadas por decisões desfavoráveis do TPI em relação aos Estados Unidos e Israel.

Este órgão, sediado em Haia, lança um apelo a todos os países que o reconhecem para que se unam em defesa da justiça e dos Direitos Humanos.

Entretanto, o Governo de Netanyahu veio felicitar o líder da Casa da Branca por esta decisão.

Para o especialista em Direito Internacional, Francisco Pereira Coutinho, esta é a estratégia norte americana para evitar mais investigações, embora acredite que estas medidas não venham a grande impacto na actuação do TPI, que já decretou um mandado de captura internacional para o primeiro-ministro israelita.



Esta semana o mundo ficou a conhecer a proposta norte americana de ficar com o controlo de Gaza, quando os combates entre Israel e o Hamas terminares.

Francisco Pereira Coutinho fala em ideias mirabolantes de trump que deitam por terra o trabalho feito para a solução de dois Estados.



PUB