Atacada casa do líder do Comité dos Ulemas, máxima instituição sunita

por Agência LUSA

Um grupo de homens armados atacou hoje a residência do xeque Harez al Dari, líder do Comité dos Ulemas Muçulmanos (CUM), acção que o chefe religioso atribuiu às forças de segurança governamentais.

Segundo fontes do CUM, a instituição político-religiosa máxima dos sunitas iraquianos, o ataque ocorreu hoje de manhã quando um grupo de homens armados, transportados numa dezena de veículos semelhantes aos utilizados pelas forças de segurança, metralharam a casa de Al Dari, na zona ocidental de Bagdad.

Os guarda-costas do líder religioso sunita ripostaram aos disparos dos atacantes, que tiveram de abandonar a área, disseram as fontes sem especificar se houve vítimas.

Em declarações ao canal de televisão Al Arabya, Al Dari acusou as forças do governo e os grupos xiitas de estarem por detrás do ataque e disse ter-se tratado de uma tentativa de provocar um conflito confessional no país.

"Quem está fora de casa são as forças do governo. O que está a acontecer é uma guerra civil declarada por uma parte (da sociedade) contra a outra", afirmou o clérigo.

O Comité de Ulemas Muçulmanos denunciou o assassínio de centenas de sunitas, bem como dezenas de ataques contra mesquitas desta Comunidade desde o atentado de quarta-feira contra um santuário xiita em Samarra, a norte da capital.

pub