Atentado à bomba em terminal rodoviário da Turquia mata polícias

por RTP
EPA

Sete polícias morreram e 27 pessoas ficaram feridas num atentado bombista na cidade de Diyarbakir, na Turquia. A violenta explosão aconteceu junto ao principal terminal rodoviário daquela que é a principal cidade do sudeste turco. O primeiro-ministro Ahmet Davutoglu tinha uma visita marcada a esta cidade para esta sexta-feira.

As informações recolhidas pela agência Reuters revelam que um carro, que estava estacionado junto ao terminal, explodiu quando um autocarro que transportava polícias passava no local. A explosão terá sido detonada por controlo remoto.

A explosão ocorreu numa cidade de maioria curda que deveria receber na sexta-feira a visita do primeiro-ministro turco.

A agência noticiosa turca Dogan afirma tratar-se de um atentado com recurso a um carro armadilhado, mas a informação não foi ainda confirmada oficialmente.
As autoridades turcas têm levado a cabo operações nesta cidade contra os rebeldes curdos do PKK.

Na reação ao ataque, o presidente turco apelou aos europeus para que apoiem Ancara na luta contra os separatistas curdos. “Não podemos mais tolerar isto”, afirmou Erdogan, à margem da cimeira sobre o nuclear que se realiza em Washington.

A Turquia tem estado em alerta depois de o país ter sido atingido por uma série de ataques, tanto atribuídas a grupos jihadistas como ao conflito entre Ancara e os curdos.
Tópicos
pub