Atentado de Berlim faz 12 mortos e meia centena de feridos

Um atentado terrorista, como admite a polícia alemã, causou até ao momento 12 mortos e quase meia centena de feridos, em Berlim, na segunda feira à noite. Tudo aconteceu quando um camião irrompeu por um mercado de Natal.

Antena 1 /
O ministro do Interior alemão refere que as circunstâncias ainda não estão totalmente esclarecidas mas tudo aponta para que se tenha tratado de um ataque terrorista, tudo contado no jornal das 7h00 da Antena 1 pelo jornalista Mário Rui Cardoso.

Tiago Pais, um português que reside em Berlim conhece bem a área onde tudo aconteceu e explicou à Antena 1 que se trata de zona muito movimentada frequentada tanto por locais como turistas.

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa já criticaram o ataque em Berlim. Em mensagens enviadas ao presidente alemão e à chanceler alemã o Presidente da República e o primeiro-ministro portugueses condenaram o que classificaram como bárbaro e infame ataque manifestando condolências e apelando a uma luta unida contra o terrorismo.

A França anunciou um reforço imediato da segurança dos mercados de Natal no país e também em Bruxelas várias vozes já se levantaram a condenar os acontecimentos de Berlim, como conta a correspondente da Antena 1, na capital belga, a jornalista Raquel Morão Lopes.

Os acontecimentos em Berlim também já foram condenados pelos EUA e o presidente eleito Donald Trump também condenou na rede social Twitter os ataques na Alemanha dizendo que mostram que o mundo civilizado tem que mudar a forma de pensar.
PUB