Aumento da população e excesso de consumo ameaçam sustentabilidade da Terra - WWF
Genebra, 15 mai (Lusa) -- O aumento da população mundial e o excesso de consumo está a ameaçar a sustentabilidade futura do planeta, refere a organização "World Wide Fund for Nature" (WWF).
A procura de recursos naturais tornou-se insustentável e está a colocar enorme pressão na biodiversidade da Terra, acrescenta um relatório da organização hoje revelado.
Na sua ultima análise à "saúde" do planeta Terra, a WWF defendeu que o Qatar é o país com a maior `pegada ecológica`, seguido pelos seus vizinhos Kuwait e Emirados Árabes Unidos.
A Dinamarca e os Estados Unidos fecham o `top five` da lista da WWF que calcula os recursos renováveis consumidos contra a capacidade de regeneração da Terra.
Desde 1966 e em todo o mundo, a `pegada ecológica` aumentou para o dobro.
"Estamos a viver como se tivéssemos um planeta extra à nossas disposição", disse Jim Leape, diretor geral da WWF International ao salientar que a população mundial está a utilizar 50 por cento mais dos recursos que a terra pode produzir de forma sustentável.
O mesmo responsável salientou que se não forem tomadas medidas rapidamente a utilização dos recursos continuará a aumentar e até 2030 dois planetas não serão suficientes para as necessidades dos humanos.
O relatório surge antes da reunião de junho no Rio de Janeiro, que será a maior reunião para discutir a sustentabilidade global depois de 1972.