Autoridades francesas detêm cidadão russo-ucraniano sob acusação de terrorismo

por RTP
Polícia francesa participa num exercício de simulação de ataque terrorista em Vaires-sur-Marne, nos arredores de Paris, a 30 de maio de 2024. Foto: Thomas Samson - AFP

A polícia francesa deteve na última segunda-feira um russo-ucraniano de 26 anos que tentou fazer explodir num quarto de hotel situado no norte de Paris. A informação foi avançada pela procuradoria nacional antiterrorista de França, a PNAT.

O homem de dupla nacionalidade foi tratado pelos bombeiros após ter sofrido “queimaduras significativas após uma explosão”, adiantou a mesma fonte, citada pela agência Reuters. Encontra-se sob custódia da polícia.

Após a explosão, foram encontrados produtos e materiais destinados ao fabrico de dispositivos explosivos
no quarto onde se encontrava. 

Foi entretanto iniciada uma investigação sobre o homem de 26 anos, suspeito de participação numa conspiração terrorista e num ataque bombista.

A explosão e a detenção ocorreram num hotel próximo do aeroporto Charles de Gaulle, mas as operações previstas no aeroporto não foram afetadas.

França está em alerta máximo de ameaça, numa altura em que faltam menos de dois meses para o início dos Jogos Olímpicos de Paris.

Em maio, os serviços de segurança franceses frustraram uma tentativa de explosão por parte de um checheno de 18 anos, suspeito de preparar um ataque no estádio de Saint-Etienne durante os Jogos deste verão.
Tópicos
PUB