Avião com 189 passageiros cai no mar após descolagem em Jacarta

O avião da Lion Air despenhou-se 13 minutos após a descolagem, com 189 pessoas a bordo. As equipas de resgate anunciaram que foram encontrados restos mortais no local da queda.

RTP /
O avião da Lion Air caiu 13 minutos após a descolagem. Stringer - Reuters

Um avião Boeing 737 MAX 8, da companhia Lion Air, caiu esta segunda-feira de manhã, 13 minutos após a descolagem. A bordo seguiam 189 pessoas, das quais 23 são funcionários do governo.

As equipas de resgate da Indonésia anunciaram que foram encontrados restos mortais no local da queda. Bambang Suryo, diretor operacional da agência de resgate, admitiu que não prevê a existência de sobreviventes tendo em conta o que foi encontrado até ao momento.
 
O chefe das operações de resgate, Agus Hariono, afirmou que os cadáveres foram encontrados a oito quilómetros a Este do local onde o avião desapareceu. Durante as buscas foram também encontrados objetos pessoais dos passageiros.

As informações conhecidas até ao momento sobre o acidente indicam que, 13 minutos depois da descolagem no aeroporto de Jacarta, a torre de controlo do aeroporto perdeu o contacto com os pilotos. Antes da perda da comunicação entre a torre e o avião, o piloto pediu para regressar ao aeroporto.

O chefe do Comité dos Transportes da Indonésia, Soerjanto Tjahjono, confirmou, segundo a Reuters, que o pedido de regresso à base foi feito e aprovado. “É correto que um pedido de regresso à base foi solicitado e aprovado, mas ainda estamos a tentar descobrir o motivo”, afirmou.

Soerjanto Tjahjono comentou ainda que não é possível determinar a causa do acidente até à recuperação das caixas negras do avião. “Enviaremos mergulhadores para localizarem a caixa negra. Esperamos encontrar a caixa negra e os destroços do avião,” disse aos jornalistas.



O Chefe da Proteção Civil da Indonésia, Muhammad Syaugi, afirmou que “a cronologia do voo da Lion Air JT610, é a seguinte: recebemos um relatório do controlo aéreo às 6h50 e a mensagem dizia que se tinha perdido o contacto com o voo JT610”.



Segundo o presidente-executivo do grupo Lion Air, Edward Sirait, o avião registou um problema técnico no dia anterior, no voo entre Bali e Jacarta, tendo sido resolvido. Sirait não revelou o tipo de problema técnico.

O Boeing 737 MAX 8 despenhou-se por volta das 6:30, hora local. O voo JT610, que partiu de Jacarta, tinha como destino Pangkal Pinang. O avião da companhia aérea low cost era usado há dois meses.
PUB