"Barroso não é um gangster", clama Juncker

por RTP

Foto: Olivier Hoslet - EPA

O presidente da Comissão Europeia considera um "não assunto" a controvérsia gerada por uma reunião entre Durão Barroso, agora alto quadro do Goldman Sachs, e o vice-presidente do Executivo comunitário Jyrki Katainen.

"Nunca dissemos que o senhor Barroso, que ainda é meu amigo, porque tem alguns méritos na Europa, não é um gangster, não poderia ter reuniões com comissários e que os comissários não seriam autorizados a ter encontros com o antigo presidente da Comissão", afirmou Jean-Claude Juncker.

"Colocámo-lo na lista de lobistas. A reunião entre Jyrki Katainen e José Manuel Barroso foi tornada pública. Isto está em total concordância com as regras", reforçou o presidente da Comissão Europeia.

Katainen confirmou que se reuniu em outubro de 2017 com Durão Barroso, a pedido do agora quadro do grupo de investimentos Goldman Sachs. O encontro, denunciado pelo Corporate Europe Observatory, visou discutir "temas na área do comércio e defesa".

Recorde-se que o próprio Durão Barroso garantira por escrito não ter sido contratado para fazer lobby e não ter a intenção de o fazer.
pub