Biden suspende por 100 dias deportações de imigrantes

por Mário Aleixo - RTP
As deportações de imigrantes estão suspensas nos Estados Unidos Rodrigo Pardo - EPA

A Administração do novo presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou quarta-feira a suspensão por 100 dias das deportações de imigrantes, embora com algumas exceções, de acordo com um comunicado do Departamento de Segurança Interna.

"Durante 100 dias, a partir de 22 de janeiro de 2021, o DHS (Departamento de Segurança Nacional) suspenderá as deportações de certos não cidadãos cujas deportações foram ordenadas", disse o secretário interino David Pekoske, recentemente nomeado por Biden.

A razão, acrescentou Pekoske, é "assegurar" que os Estados Unidos tenham "um sistema de imigração justo e eficaz centrado na proteção da segurança nacional, segurança fronteiriça e segurança pública", ordenando "uma revisão e reinício" dos protocolos.

As autoridades não forneceram detalhes sobre as pessoas que estão excluídas da nova medida.

Durante a campanha, Biden já se tinha comprometido com esta suspensão das deportações, embora na altura o tivesse feito sem qualquer exceção.

Biden assumiu este compromisso após receber duras críticas durante as primárias democráticas pelas deportações em massa da administração Barack Obama, da qual foi vice-presidente.
Programa Stay in Mexico

Durante a presidência de Obama, três milhões de imigrantes foram deportados, mais do que sob qualquer outro Governo dos Estados Unidos, incluindo o de Donald Trump.

A pausa de 100 dias nas deportações vem juntar-se a outra medida anunciada quarta-feira pelo Departamento de Segurança Interna: a suspensão do registo para o programa Stay in Mexico, que permitiu a Trump devolver os requerentes de asilo ao país vizinho.

Biden apresentou também um plano de imigração que prevê a regularização de 11 milhões de imigrantes sem documentos, embora este projeto dependa do poder legislativo.

c/ agências
Tópicos
pub