Bill Gates e Tim Cook na lista de eventuais vice–presidentes de Clinton

por RTP
Yuri Gripas - Reuters

A lista de eventuais vice-presidentes americanos, proposta entre a equipa de Hillary Clinton, foi revelada pela WikiLeaks, e já deu muito que falar. Várias personalidades importantes do mundo dos negócios têm o nome nessa lista, sendo Bill Gates e Tim Cook os que mais surpresa causaram.

Os presidentes das administrações da Microsoft e da Apple, respetivamente Bill Gates e Tim Cook, bem como muitos políticos e personalidades importantes do mundo dos negócios, integram a longa lista que John Podesta, chefe da campanha de Hillary Clinton, enviou por e-mail à candidata às presidenciais em Março. Esse e-mail encontra-se entre vários documentos revelados na terça-feira pela WikiLeaks, que muitos acreditam terem sido obtidos por hackers russos.

Também Melinda Gates, cofundadora da fundação Bill & Melinda Gates, constava da lista, tal como o presidente da administração da Starbucks, Howard Schultz, entre muitas outras personalidades.

São vários os democratas que constam desta lista, tais como Elizabeteth Warren, Deval Patrick, Corey Booker Michael Bloomberg e Time Kaine.


O e-mail de Podesta foi enviado dois dias depois de Clinton ter ganho quatro das principais primárias democratas. Estas vitórias representaram um ponto de viragem, o que estava refletido no e-mail de Podesta.

"Ok, já posso respirar novamente! Parabéns por esta noite fabulosa", escreveu Podesta no e-mail. "Estou a sentir como se fosse possível voltar a pensar a longo prazo outra vez".

As principais personalidades dos negócios estão quase no fim da lista, estando esta organizada em vários grupos. Bernie Sanders, que Clinton derrotou numa das primárias democratas, consta também num dos grupos, no final da lista.
pub