Bombas da II Guerra obrigam a retirar dezenas de milhares do centro de Colónia

Os edifícios do centro da cidade ocidental de Colónia foram evacuados após a descoberta de três bombas da II Guerra Mundial. A operação, uma das maiores de sempre na cidade, obrigou a retirar 20.500 residentes.

Cristina Sambado - RTP /

A zona evacuada, com uma área de mil metros, inclui toda a parte antiga da cidade, 58 hotéis, três pontes sobre o Reno, a câmara municipal, a estação ferroviária do distrito de Deutz, que fica do outro lado do Reno, museus, um hospital e dois lares de idosos.Os três engenhos de fabrico americano, duas bombas de mil quilos e uma de 500 quilos, foram descobertos durante os trabalhos de segunda-feira e estavam equipados com um detonador de impacto.

O principal ponto de referência da cidade, a Catedral de Colónia, situa-se, no entanto, fora da zona de perigo.

"Todos os intervenientes esperam que a desativação possa estar concluída durante o dia de quarta-feira. Tal só será possível se todas as pessoas afetadas deixarem as suas casas ou locais de trabalho mais cedo e se mantiverem fora da zona de evacuação desde o início desse dia", declarou a autoridade municipal num comunicado apelando aos residentes para que sigam as instruções.


As três bombas norte-americanas da II Guerra Mundial, cada uma com rastilhos de impacto, foram descobertas durante trabalhos de construção na segunda-feira em Deutz, uma área movimentada na margem do rio Reno.Não é invulgar encontrar engenhos por explodir da II Guerra Mundial na Alemanha e, em particular, em Colónia, a quarta maior cidade do país, depois de Berlim, Hamburgo e Munique.

Uma equipa de especialistas em desativação de bombas planeia desarmar as bombas na quarta-feira, segundo o comunicado.

As medidas causaram grandes perturbações nos transportes dentro e fora da cidade de mais de um milhão de pessoas, com o operador ferroviário nacional da Alemanha a avisar que muitos comboios seriam desviados ou possivelmente cancelados.

Esta é a maior medida deste tipo desde o fim da Segunda Guerra Mundial", declarou a cidade de Colónia em comunicado na sua página da internet. 
Colónia foi um dos principais alvos de bombardeamentos
O solo das cidades alemãs ainda está repleto de bombas por explodir, que são regularmente descobertas em locais de construção 80 anos após o fim da guerra.

As descativações de bombas não são novidade em Colónia, uma vez que foi um dos principais alvos de bombardeamentos das forças aliadas durante a II Guerra Mundial.Entre outros ataques, a Força Aérea Real Britânica atacou Colónia com o seu primeiro “ataque de mil bombardeiros” a uma cidade alemã durante a noite de 31 de maio de 1942, lançando 1.455 toneladas de bombas e destruindo ou danificando milhares de edifícios.

Em dezembro de 2024, mais de três mil pessoas foram obrigadas a abandonar temporariamente as suas habitações depois de ter sido encontrado um engenho explosivo no bairro de Sülz.

A bomba de cerca de 500 quilos teve de ser descativada imediatamente, disseram as autoridades da cidade, com os meios de comunicação alemães a sugerirem que se tratava de uma bomba americana.

A bomba não deflagrada foi mais tarde descativada em segurança e os residentes evacuados foram autorizados a regressar às suas casas.

Em outubro do mesmo ano, as autoridades da cidade de Colónia realizaram uma detonação controlada de uma grande bomba da Segunda Guerra Mundial produzida nos Estados Unidos.

A explosão controlada foi efetuada depois de falharem as primeiras tentativas de desativação da bomba de uma tonelada. A cidade afirmou que se tratava da operação de desativação de bombas mais complexa desde 1945, uma vez que havia vários hospitais nas proximidades.

Colónia foi um ponto focal industrial crucial para a Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial e foi também um dos alvos mais viáveis para os bombardeamentos lançados a partir do continente britânico.


Situada nos limites ocidentais da Alemanha, muito perto das fronteiras francesa, holandesa e belga, Colónia foi o alvo do primeiro dos bombardeamentos realizados pela Royal Airforce britânica no verão de 1942. O bombardeamento arrasou uma grande parte do centro da cidade de Colónia, perdendo quase por completo a sua célebre catedral nas margens do Reno.

Também noutras cidades alemãs foram encontrados explosivos do tempo da II Guerra Mundial.

Em 2017, a descoberta de uma enorme bomba de 1,4 toneladas em Frankfurt (oeste) levou à retirada de 65 mil pessoas.

Em dezembro de 2021, um engenho explodiu num estaleiro de construção perto da estação de Munique (sul), ferindo quatro pessoas e perturbando o tráfego ferroviário.

c/ agências
Tópicos
PUB