Brexit aos portugueses de origem indiana

por Rosário Lira - RTP
Não se sabe ao certo quantos portugueses de origem indiana vivem em Londres Suzanne Plunkett - Reuters

Há cerca de 80 mil portugueses no Reino Unido de origem indiana. Muitos obtiveram a nacionalidade portuguesa com recurso a documentos falsificados. Não sabem falar português, nem têm qualquer interesse por Portugal.

No total estima-se que existam cerca de 120 mil cidadãos portugueses de origem indiana.

Por dia, em média, há nove indianos que renunciam à nacionalidade indiana para ficar com a portuguesa.

Em média, diariamente, são instruídos 40 cartões de cidadão e 40 passaportes no Consulado Geral de Portugal em Goa. Ninguém vai para Portugal. O destino é o Reino Unido.

Não se sabe ao certo quantos portugueses de origem indiana vivem em Londres, até porque esses cidadãos, por regra, não se dirigem aos consulados. Estima-se no entanto que sejam 80 mil. Sabe-se também que muitos vivem em condições precárias e que não estão dentro dos requisitos que podem vir a ser exigidos para permanecerem no Reino Unido.

Portugal será responsável por estas pessoas que não sabem falar português, que não sabem onde fica Portugal e que na verdade nem querem ser portugueses.
"Número perfeitamente anormal"

O cônsul geral de Portugal em Goa admite que, por causa do Brexit, talvez daqui a um ano se note que há menos pedidos, mas para já não se regista nenhuma diferença.

"Só se sabe se haverá decréscimo daqui a um ano ou ano e meio", até porque a instrução dos processos pode demorar até dois anos.

Admite também que, entretanto, as autoridades indianas possam tomar algum tipo de atitude, porque "o facto de ser proibida a dupla nacionalidade na Índia faz com que muitas pessoas que adquiriram a nacionalidade portuguesa tenham de renunciar à indiana, situação esta que causa perplexidade às autoridades pelo número perfeitamente anormal de cidadãos indianos que diariamente renunciam à nacionalidade indiana só com o objetivo de ter um passaporte português para ir para o Reino Unido".
Tópicos
pub