Canadá. Duas famílias migrantes morrem a tentar entrar nos EUA

por Graça Andrade Ramos - RTP
Roxham Road, no Québec, um ponto informal de passagem fronteiriça entre o Canadá e os Estados Unidos da América Reuters

Seis pessoas, incluindo uma criança, foram encontradas sem vida numa área pantanosa perto da fronteira dos Estados Unidos, anunciou a polícia canadiana esta sexta-feira. Acredita-se que estivessem a tentar entrar ilegalmente em território americano, vindos do Canadá.

Próximo do local onde foram descobertos os corpos, em Snye, estava um barco virado, propriedade de um homem da comunidade autóctone de Akwesasne, que está desaparecido, adiantou aos jornalistas a chefe-adjunta da polícia local, Lee-Ann O’Brien.

"As seis pessoas parecem pertencer a duas famílias, uma de origem romena e a outra de nacionalidade indiana", revelou O’Brien, acrescentando que a criança, da família romena, tinha menos de três anos.

"O primeiro corpo foi localizado pelas 17h00 (12h00 GMT) de quinta-feira num pântano" em Akwesasne, referiram as autoridades, que aguardam os resultados das autópsias e as análises toxicológicas para determinar a causa das mortes.

Junto de um dos corpos foi achado o passaporte de uma segunda criança romena, a qual não foi ainda encontrada. A polícia prossegue as buscas. Ambas as crianças possuíam passaporte canadiano.
“Pensamos que estavam a tentar entrar ilegalmente nos Estados Unidos a partir do Canadá”, afirmou a chefe adjunta da polícia.
Entrada fechada a ilegais
A confirmar-se a alegada intenção destas famílias em atravessar ilegalmente a fronteira canadiana e norte-americana, esta será a primeira tragédia a verificar-se após a decisão de encerrar a Roxham Road, no Québec, uma passagem fronteiriça não oficial entre os Estados Unidos e o Canadá, muito utilizada por migrantes e refugiados que viajam a pé ou de carro.

O encerramento está previsto num acordo mútuo anunciado na semana passada, pelos presidentes Joe Biden, dos EUA, e Justin Trudeau, do Canadá, para impedir candidatos a asilo de entrar ilegalmente em território canadiano através destas passagens não oficiais.

A nova política foi criticada por opositores que afirmam que os migrantes e os refugiados simplesmente passarão a correr mais riscos nas suas viagens.

Neste caso, a polícia de Akwesasne afirmou que a decisão de encerrar a Roxham Road não deveria ser considerada um fator, uma vez que as famílias estariam a tentar entrar nos Estados Unidos e não no Canadá.

A reserva da comunidade autóctone Akwesasne situa-se perto das margens do rio Saint-Laurent ou St Lawrence, que atravessa o Québec e o Ontário, do lado canadiano, e o estado de Nova Iorque na margem dos EUA.

Para evitar contrabando e travessias ilegais, o rio é patrulhado com assiduidade por agentes financiados pelo Québec.
Trudeau lamenta mortes
O território tem sido apesar disso cada vez mais procurado por pessoas que tentam entrar secretamente nos Estados Unidos, tendo sido registados 48 incidentes desde o início do ano, envolvendo na maioria dos casos indianos ou romenos, referiu O’Brien.

Na quarta-feira à noite, quando se crê que as famílias tentaram atravessar o rio, fazia mau tempo, adiantou a agente. "Estava muito vento", chovia e caía granizo, "não era boa altura para estar na água", afirmou.

O alerta para o desaparecimento do dono do barco encontrado perto dos corpos foi dado precisamente quarta-feira. Trata-se de Casey Oakes, de 30 anos, que a polícia continua a procurar, sem confirmar se ele esteve ou não envolvido no incidente com os migrantes.

O presidente Justin Trudeau lamentou as mortes.

"Temos de entender cabalmente o que sucedeu, como aconteceu e fazer tudo o que pudermos para garantir que diminuímos a probabilidade de isto suceder novamente", disse o líder canadiano aos reporteres, em Moncton, New Brunswick.

O ano passado, uma família indiana de quatro pessoas morreu de frio na província canadiana de Manitoba, quando tentava atravessar a fronteira para os Estados Unidos.
pub