Multidão abalroada em Munique. Autoridades admitem possibilidade de atentado

por Cristina Santos - RTP
O chefe do governo regional da Baviera admitiu que o atropelamento foi "provavelmente um atentado" Paul - vifogra via EPA

Um carro abalroou esta quinta-feira um grupo de pessoas na cidade alemã de Munique. O chefe do governo regional da Baviera admite que o atropelamento foi "provavelmente um atentado". A polícia alemã adianta apenas que o autor do atropelamento é um cidadão afegão de 24 anos e requerente de asilo. Há notícia de pelo menos 28 feridos.

Um dos jornais de referência na Alemanha garante que uma mulher morreu, vítima do atropelamento, mas não há confirmação oficial.

Os bombeiros admitem que "várias (pessoas) correm risco de vida". As primeiras informações, avançadas pelo jornal alemão Bild, davam conta de 15 pessoas feridas. Número entretanto atualizado pela polícia de Munique para 28.
A polícia revela também que o motorista é um requerente de asilo, afegão e tem 24 anos. Ele foi detido no local.O chefe do governo regional da Baviera, Markus Söder, citado pela France Presse, admitiu aos jornalistas que o atropelamento foi "provavelmente um atentado".

A área em redor do local foi isolada e as autoridades adiantam que está em curso uma "grande operação policial" na cidade alemã.

A emissora local BR afirma que o incidente atingiu várias pessoas que participavam numa manifestação relacionada com uma greve organizada pelo sindicato Verdi. As autoridades dizem que no protesto participaram cerca de mil pessoas.

O atropelamento aconteceu a 1,5 quilómetros do local onde vai decorrer a Conferência de Segurança de Munique, que vai reunir líderes europeus e dos Estados Unidos, na sexta-feira. 

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, vão estar presentes e devem chegar a Munique ainda esta quinta-feira.




Tópicos
PUB